sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Você já ouviu em falar "MÉTODO MASLOW"?

Maslow. Abraham Maslow (1908-1970) foi um psicólogo americano, considerando o pai do humanismo na psicologia.

De acordo com esta teoria, o ser humano possui diversas necessidades que podem ser separadas em categorias hierarquizadas. Para motivar uma pessoa, você deve identificar qual é a categoria mais baixa na qual ela tem uma necessidade, e suprir esta necessidades antes de pensar em outras em categorias mais altas.

Estas categorias são normalmente apresentadas na forma de uma pirâmide, que é um teste chamado "motivograma", podemos ter uma idéia sobre qual fator está sendo o mais "carente" naquele momento para determinada pessoa:

Segundo Maslow, existe uma pirâmide de necessidades. Os três itens da base são aquelas necessidades que são "obrigatórias" e não há como motivar alguém ou sentir-se motivado se estes três não estiverem satisfeitos. Os dois últimos são necessidades avançadas e, se estivermos buscando por elas, significa que estamos no caminho certo, porque a base já está atendida.



Para saber qual a necessidade que precisa ser atendida, Maslow criou o motivograma. Hoje de manhã procurei na Internet e achei o teste on-line. É bem interessante. Eu fiz e realmente mostrou o meu "estado de espírito" no momento em que fazia o teste. Acho que seria interessante vocês fazerem também.

O teste consiste em responder qual das duas alternativas você prefere. As vezes é difícil optar, mas obrigatoriamente toda a pergunta deve ter uma uma resposta e apenas uma. Ao final, ele dirá o quanto de cada necessidade você está procurando no momento.

PARA FAZER O TESTE:

http://www.jlonline.com.br/almanaque/testes/motivograma/default.asp


Quanto mais pontos, mais aquela necessidade não está sendo atendida

A que tiver mais pontos é a que você mais você persegue ou que sente mais falta.

Até cinco pontos numa necessidade, ela está sendo atendida completamente.

Depois, analisem o que está faltando, verificando através da pirâmide abaixo.




Nenhum comentário :

Feed e RSS! Agregador de Feeds/RSS