sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Arqueólogos descobrem carro de guerra de 2.000 anos na Bulgária

Arqueólogos desenterraram um carro de guerra de 1.900 anos, em ótimas condições de preservação, num antigo túmulo trácio no sudeste da Bulgária. De acordo com Daniela Agre, da Academia Búlgara de Ciências, o artefato, com quatro rodas, foi encontrado perto do vilarejo de Borisovo, a 270 km de Sófia.

Foto: Stoyan Nenov/Reuters
Carros de guerra como este eram veículos de prestígio para nobres e generais da Antigüidade (Foto: Stoyan Nenov/Reuters)

Num montículo artificial que servia de tumba, a equipe também achou cerâmica, copos de vidro e outras dádivas funerárias, depositadas ali em honra de um aristocrata trácio. Em outro local, os pesquisadores acharam os esqueletos de dois cavalos de corrida, aparentemente sacrificados durante o funeral do nobre, junto com objetos de bronze e couro que podem ter sido os arreios dos animais.

Os trácios habitaram as terras da atual Bulgária e parte da Grécia, Turquia, Macedônia e Romênia modernas entre 4000 a.C. e o século 6 da Era Cristã, quando foram assimilados pelos invasores eslavos. Calcula-se que existam uns 10 mil montículos funerários da era trácia na Bulgária.


Fonte: G1

Divulgação: http://www.camera2.com.br

Nenhum comentário :

Feed e RSS! Agregador de Feeds/RSS