sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Brasil é referência mundial em bancos de leite

terça-feira, 29 de julho de 2008 - 15:04

O Brasil tem hoje 190 bancos de leite. É a maior rede de bancos de leite humano do mundo. E os serviços estão ao alcance de mulheres de todo país, ajudando mães que não podem amamentar e principalmente os bebês prematuros que não conseguem mamar no peito.


Os bancos de leite no Brasil são referência mundial. Só no ano passado, 1.350 milhões de litros de leite foram coletados e beneficiaram 107 mil bebês, quase todos prematuros que não conseguem ainda mamar no peito da mãe.

Daniela Costa recebeu a ajuda de um banco de leite nos primeiros dias de vida dos filhos. Logo depois, passou a amamentar os trigêmeos. Eles ganharam peso e completaram três meses saudáveis, sem nunca terem recebido outro alimento. “O leite materno supre tudo. Não precisa de água ou de chá”, diz a mãe.

Primeira hora de vida

Nem todas as mulheres sabem, mas o ideal é que as mães tentem amamentar os bebês logo na primeira hora de vida. Segundo a Organização Mundial de Saúde, essa primeira mamada é tão poderosa quanto uma vacina. “O leite humano traz a defesa, porque as doenças do ser humano são próprias do ser humano. Então, o nosso leite da nossa espécie traz essa defesa”, explica a coordenadora dos bancos de leite do Distrito Federal, Miriam Santos.

Na sexta-feira (1º), o Ministério da Saúde vai começar uma campanha para incentivar as mães a alimentar os filhos nos seis primeiros meses exclusivamente com leite do peito. “Ele evita infecções comuns na infância que ainda matam no Brasil. Por exemplo, diarréia e pneumonia. Também previne contra otites, asma, diabetes e inclusive doenças que vão aparecer só mais tarde na vida, como obesidade, hipertensão, colesterol alto e até certos tipos de cânceres”, alerta a coordenadora da Saúde da Criança do Ministério da Saúde, Elsa Giugliani.

Em média, as mães amamentam os filhos por dez meses. O ideal, segundo a Organização Mundial de Saúde, é que a criança seja amamentada por mais de 2 anos e, nos primeiros seis meses de vida, apenas com o leite materno.


Fonte: G1

DIVULGAÇÃO: http://www.camera2.com.br/


Nenhum comentário :

Feed e RSS! Agregador de Feeds/RSS