domingo, 31 de agosto de 2008

Atividade císmica não diminui no planeta...

1) Terremoto atinge região petrolífera na Venezuela(11/08/08)

Um tremor de terra de 5,1 graus na escala Richter foi sentido na manhã desta segunda-feira em diversos pontos da Venezuela, inclusive no estado de Sucre e na região de Anzoategui, pólos de produção e refino de petróleo com diversos projetos da PDVSA. Segundo informações de agências internacionais, não há informações sobre feridos ou danos graves; a estatal venezuelana do petróleo informou que não houve paralisação nas atividades; o terremoto afetou, entretanto, sistemas elétricos e de telecomunicações.

2)Atividade de vulcão chileno se acentua(14/08/08)

Desde o último dia 2 de maio em erupção, o vulcão Chaitén, localizado no sul do Chile, aumentou sua atividade na tarde de quarta-feira, expelindo cinzas na atmosfera e levantando uma coluna de fumaça a seis quilômetros de altitude; por tabela, a atividade sísmica na região ganhou força: terremotos na casa dos 2 graus na escala Richter têm sido uma constante na região vulcânica.

Geologicamente, uma atividade mais intensa tanto pode representar o fim do ciclo eruptivo ou o início de um novo ciclo. A localidade de Chaitén, que teve seus habitantes evacuados após o início da erupção e sofreu graves danos devido ao transbordamento de rios e inundações, está toda coberta de cinzas.

3) Terremoto de 6,8 graus atinge Tibete(25/08/08)

O Tibete registrou, na noite desta segunda-feira, um terremoto de 6,8 graus na escala Richter, em uma região remota na fronteira com o Nepal. Diversas réplicas se seguiram, e o governo local enviou autoridades para avaliar os estragos na área, pouco povoada. Ainda não há registros de vítimas fatais ou danos graves. De acordo com informações do Serviço Geológico dos EUA, o abalo foi sentido em lugares tão distantes quanto Nova Délhi, capital da Índia, e teve epicentro a uma profundidade de 35 quilômetros.
Em algumas cidades tibetanas, prédios sofreram rachaduras, embora nenhum tenha ido ao chão, pelo que se sabe. Segundo o noticiário local, autoridades locais ainda tentavam lidar com a situação nas áreas mais remotas.

4)Terremoto de 6,1 graus atinge Vancouver (28/08/08)

A cidade canadense de Vancouver, principal zona metropolitana do oeste do Canadá, foi sacudida na manhã desta quinta-feira por um terremoto de intensidade 6,1 na escala Richter. Com epicentro a 10 quilômetros de profundidade e 472 quilômetros de distância, o abalo aconteceu às 9h37 (horário de Brasília).

Até o momento, não existem informações sobre feridos ou danos graves. Segundo o noticiário local, a costa oeste do Canadá está sendo atingida por uma série de terremotos submarinos desde o dia 17 de agosto, e o de hoje foi o de maior intensidade.

Acompanhem a atividade císmica do planeta:

http://www.geologo.com.br/MAINLINK.ASP?VAIPARA=Terremoto%20de%206,8%20graus%20atinge%20Tibete




Nenhum comentário :

Feed e RSS! Agregador de Feeds/RSS