domingo, 20 de julho de 2008

Peru: Cordilheira Blanca perdeu 26% da superfície

A Cordilheira Blanca, no Peru, uma das mais belas cadeias de montanha do mundo, perdeu pelo menos 26% de sua superfície desde a década de 70 por conseqüência da mudança climática, informaram hoje fontes oficiais. » Cordilheira dos Andes teria nascido de forma abrupta
» Fundo de oceano revela geologia
» Mudança climática deve ser reduzida

"As imagens de satélite mostram que a superfície da Cordilheira Blanca tem 535 quilômetros quadrados, o que demonstra que nos últimos 33 anos foram perdidos 188 quilômetros quadrados", disse à agência oficial Andina, o diretor da Unidade de Glaciologia do Instituto Nacional de Recursos Naturais (Inrena), Marco Zapata.

Segundo Zapata, entre 1948 e 1977 a média de retrocesso anual das geleiras na Cordilheira Blanca era entre 8 e 9 metros por ano, mas desde 1977 esse número subiu para 20 metros.

"O primeiro estudo sobre a Cordilheira Blanca mostrava que existiam 723 geleiras, e o que vamos publicar agora nos mostrará quantas destas geleiras desapareceram", indicou.

Zapata também revelou à Andina que há três semanas um grupo de especialistas da Universidade de Ohio (Estados Unidos), do Inrena e do Centro de Ciências Geográficas do Canadá conseguiram fazer uma avaliação da topografia e morfologias das áreas de geleiras da Cordilheira Blanca.

O Peru tem mais de 1.700 geleiras, localizadas principalmente nessa cordilheira, uma cadeia montanhosa que divide a costa norte da floresta amazônica de uma área de 340 mil hectares onde estão os picos mais altos e com mais neve do país.

A Cordilheira Blanca também é onde está o Parque Nacional de Huascarán, declarado Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco.

http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI3008723-EI8278,00.html

Nenhum comentário :

Feed e RSS! Agregador de Feeds/RSS