domingo, 20 de julho de 2008

Geleira argentina racha em pleno inverno

» ONG: geleira argentina está desaparecendo
» Maior geleira neo-zelandesa desaparecerá em 20 anos

Nas últimas horas, surgiu uma rachadura na parte da geleira que há sobre a península Magallanes, o que indica que o derretimento e o desmoronamento de gelo que ocorre nos verões a cada quatro ou cinco anos deverão ser grandes.

A massa de gelo rachada divide em dois o chamado Lago Argentino, e a perspectiva de sua derrubada atrai milhares de turistas ao Parque Nacional das Geleiras, na província de Santa Cruz, ao sul do país.

O fenômeno que compromete a geleira é provocado pela pressão da água sobre o gelo, que racha até se despedaçar. "É raro que aconteça um processo com estas características" no inverno, disse o diretor do parque, Carlos Corvalán, segundo quem "é muito difícil determinar" quando ocorrerá o desmoronamento de gigantescos blocos de gelo sobre o lago.

"Isso depende das condições do vento e da umidade", acrescentou. A geleira Perito Moreno, de aproximadamente 200 km² de extensão, é uma das poucas do mundo que se mantém estável, sem diminuir de tamanho por causa do aquecimento global.

http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI2990105-EI238,00.html

Nenhum comentário :

Feed e RSS! Agregador de Feeds/RSS