Que divindade proteje a humanidade?
Em 09/10/21, o Sol ejeta uma enorme massa coronal (bilhões de toneladas de plasma), de nível 6 ou moderado, e cujos requícios vieram atingir a Terra, de "raspão"em 12/10/21. A NASA comunica o fato em 13/10/2021. Não houve grandes consequencias, já que a ejeção foi na direção oposta ao nosso planeta, o que "salvou" o destino da humanidade.
Por isso, agencias espaciais diversas querem monitorar de perto o Sol para prevenir o colapso total da infraestrutura elétrica contruída e garantir a manutenção dos serviços essenciais.
A sonda SOHO está em órbita em torno do Sol desde 1995, muito além da projetada vida útil de 2 anos.
Será substituída em março de 2022 (este mês ela já atinge aproximação com o Sol) pela sonda "solar orbiter" ou SOLO que estudará a heliosfera e os polos solares, Estará alem da órbita de Mercúrio, muito mais próxima que a SOHO chegou.
Isto nos avisa: somos um planetinha frágil e somente com uma proteção divina podemos "escapar" de tal infortúnio.
Atualização em 29/04/2024 as 20:00 hs.
Realmente, tem alguem protegendo nossa tão maltratada Terra. Em 31/12/2023, de novo, escapamls de um evento violento do Sol. As 16:55 hs inrrompeu uma massa coronal que gerou uma tempestade moderada de categoria G1 nas altas camadas da atmosfera, produzindo impressionantes auroras boreais. Esta ereção foi considerada a mais forte desde 2017, e marca o àpice do ciclo numero 25. Já em 22/01, outra ejeção de categoria G3 atingiu em cheio, mas sem muitas consequências para a humanidade. E em 22/03/24 outra mais forte atingiu o planeta que gerou um disturbio no campo magnético da Terra. Tudos os eventos descritos foram considerados "fracos" pelos astro-fisicos.
Mas, coincidentemente, em 03/04/2024 Taiwan ė sacudida por um violento terremoto de magnitude 7,4, que causou morte, destruição e tsunami. O Japão também foi sacudido no inicio deste ano. Tambem com graves consequências que todos conhecemos. Até no Brasil a terra se movimentou: foi dia 20/01, na região amazônica proximo a Tarauacá, com intensidade de 6,6 de magnitude, o mais violento da nossa história.
Seria este omportamento das entranhas do planeta um efeito "colateral" destas tempestades solares? Note-se que tempo depois destes eventos, tanto o clima quanto a ativitade sísmica ficam "estranhos", sem falar nos efeitos biológicos sobre todos os seres vivos, que de alguma forma reagem á estes eventos.
Fiquem vigilantes e anotem: vem mais pela frente, pois ainda estamos sob o efeito da atividade solar em curso.
Nenhum comentário :
Postar um comentário