domingo, 10 de novembro de 2013

Pré-Sal ou PRÉ-FALÊNCIA?

Poucos estão se dando conta do que está ocorrendo neste Brasil "deitado em berço esplêndido"(?):
estão engendrando e blefando como num jogo de pôquer: alegam que "já estamos ricos" pois achamos petróleo à "apenas" 7 km de profundidade no meio do oceano e por isso TODOS podem apostar as fichas que VÃO GANHAR no final MUITO DINHEIRO com isso.
Será?
O que não falam é o ALTÍSSIMO custo para extrair esta "riqueza" do fundo mais profundo do oceano.
Quando o óleo espirrar nos tanques da PETROBRAS estará tão caro que será inviável comercializa-lo no exterior, ainda mais que na terra do "Tio Sam", os yankes descobriram (sempre eles!) uma maneira de obter óleo mais barato: craqueamento das reservas de xisto que tornarão o produto final (óleo e gás) mais baratos que os produzidos no Golfo do México! Adivinhem para onde irão os investidores quando a exploração (nada ecológica mas ALTAMENTE rentável!) "gringa" estiver no ápice? Brasil?, China?, Índia?
Nem os russos vão conseguir óleo tão barato no mar do norte! E os árabes e venezuelanos vão ter que aturar o "Tio Sam" ditar as regras dos preços do barril "mais uma vez"! E porquê? Porque eles possuem GIGANTESCAS reservas de xistos para detonarem, em solo raso (e não a 7 Km de profundidade!) com AVAL DO GOVERNO que autorizou aos "capitalistas de plantão" arrancar a riqueza do solo! Por aqui, só o "Estado" decide o que vai se feito e pede para que todos se arrisquem. Tá certo: no final a produção em volume compensará os custos e investimentos feitos, isso se um duto não se romper no fundo do mar por correntezas muito forte ou uma plataforma explodir ou mesmo afundar( isso já aconteceu antes por aqui!).
Pergunta: quem vai pagar esta conta?



Nenhum comentário :

Feed e RSS! Agregador de Feeds/RSS